Sobre Blogs e etc

quarta-feira, outubro 19, 2005

Código secreto em impressoras permite ao governo rastrear o cidadão

Pequenos pontos identificam onde e quando uma impressão foi feita

Descobriram que alguns modelos de impressoras laser colorida vendidas nos EUA deixam pequenos pontos rastreáveis escondidos em todos os documentos impressos.

Essa conversa parece ficção criada por conspiradores de segunda categoria, mas é o que foi divulgado no site da EFF – Electronic Frontier Foundation - uma tradicionalíssima e respeitada fundação que defende a liberdade de expressão, privacidade, inovação e os direitos do consumidor num mundo interligado pelas redes de computadores.

Segundo Seth David Schoen, um membro da equipe de pesquisadores da EFF, “os pontos encontrados nas cópias de pelo menos um linha de impressoras codifica data e hora em que o documento foi impresso, bem como o número de série da impressora”.

O Serviço Secreto Americano admitiu que este rastreamento de informações faz parte de um acordo com alguns fabricantes de impressoras com o objetivo de identificar contraventores. Entretanto esta prática não havia sido divulgada para o público.

Os pontos são amarelos, têm menos de um milímetro de diâmetro, normalmente repetidos em cada página de um documento. Exemplos podem ser vistos aqui.

A Xerox admitiu que inseriu nos seus produtos esta tecnologia que permite rastrear documentos a pedido do Governo Americano, mas indicou que o Serviço Secreto só faria uso deste procedimento para investigação de crimes. No entanto, não existem leis que evitem o abuso dessa prática que acaba com o anonimato dos documentos.

Para o pesquisador Sênior da EFF, Attorney Lee Tien, esse episódio demonstra como o governo Americano e a indústria são capazes de fazer acordos secretos para diminuir a privacidade da população, comprometendo equipamentos utilizados no dia-a-dia, como é o caso das impressoras. Outra questão levantada por ele é: “Que outros acordos foram ou estão sendo feitos para assegurar que sejamos traídos por nossas tecnologias?”

Mais informações no site da EFF: http://www.eff.org/news/archives/2005_10.php#004063

4 Comments:

  • Cracking the Xerox tracking code
    The Electronic Frontier Foundation said this week that it had cracked the code used in Xerox printers to embed details about the printer, including serial number, along with time and date information.
    I was blogg surfing and I found your blog. I think it is very interesting. Keep up the good work!!
    If you ever think in having your own busness and quit your job witha minimal investment, visit this site busniess opportunity, if you need busniess opportunity this is great"

    By Anonymous Anônimo, at 7:30 PM  

  • Benvindo ao mundo da Matrix.

    By Anonymous Anônimo, at 7:34 PM  

  • Que merda estes spams, aí, hein? Acho que primeiro poderias evitar alguém postar como anônimo.

    Bom, quanto a esta matéria, impressionante mesmo. Mas agora um questionamento? Será que a impressora é um caso isolado, ou qualquer passo que damos no virtual estamos sendo observados ou rastreados? Como a ter minhas dúvidas. Ou tudo não passa de uma loucura conspiratória? Abração, Savi!

    By Anonymous Anônimo, at 12:50 AM  

  • Na minha nuca tem um desses.

    By Blogger Unknown, at 11:22 PM  

Postar um comentário

<< Home