Sobre Blogs e etc

domingo, setembro 11, 2005

As Teles te observarão

Este texto é uma resenha do seguinte artigo:
Location based services—new challenges for planning and public administration?
Futures, Volume 37, Issue 6, August 2005, Pages 547-561
Rein Ahas and Ülar Mark
http://dx.doi.org/10.1016/j.futures.2004.10.012


A telefonia celular vem apresentando um avanço contínuo. O desenvolvimento de novas tecnologias de telefonia móvel pode transformar o celular num comunicador pessoal, integrando telefone, computador e Internet. Será um dispositivo usado para mídia, trabalho e entretenimento.

Com as tecnologias disponíveis hoje, já é possível rastrear a posição e movimentação do proprietário destes aparelhos celulares com certa precisão. O método de posicionamento social - The Social Positioning Method (SPM) – usa as coordenadas de localização dos telefones móveis e a identificação da pessoa que o carrega para realizar estudos de comportamento social, observando padrões de comportamento de diferentes grupos de pessoas. Os resultados dos estudos podem ser utilizados para diversos fins, como por exemplo, planejamento e organização de cidades, estudos científicos, estudos de marketing, entre outros.

A tecnologia envolvida no SPM possibilita a indicação da localização e movimento de pessoas em tempo real. Usuários deste tipo de serviço podem acompanhar num mapa a localização de amigos e familiares. Além disso, podem se informar da quantidade de movimento em estradas, cinemas, shoppings, etc.

Políticos podem analisar o comportamento dos cidadãos com a tecnologia SPM, identificar seus hábitos e os deslocamentos que efetuam para melhor planejar as cidades.

Percebe-se que esta tecnologia pode ter forte impacto no mecanismo de toma de decisões políticas e nas formas de comunicação social. Entretanto, questões relacionadas com a privacidade, liberdade e o repúdio da sociedade em relação ao monitoramento de suas vidas são obstáculos que influenciarão o desenvolvimento e disseminação desta tecnologia entre o público.

O SPM já foi utilizado experimentalmente no planejamento de algumas cidades da Estônia. Pesquisadores do Institute of Geography of Tartu University acreditam que esta tecnologia tem potencial para ter um forte impacto positivo no planejamento e organização da sociedade no futuro.

A maior mudança causada pela disponibilidade de dados de SPM será na forma como as pessoas se comunicam e pensam. Antes de ir para algum lugar, uma pessoa poderá observar mapas ou bases de dados desse lugar, para obter uma idéia do espaço social - que tipo de pessoas estão no local (faixa etária, sexo, etc) ou estão se deslocando para lá?

Ao conhecermos melhor os padrões de movimento das pessoas e suas 'trilhas digitais', será também mais fácil estudar a comunicação social. Por exemplo, como as pessoas se comunicam, onde vão e o que vêem. O caso mais prático da aplicação deste campo está no marketing: de onde vieram e por onde passaram as pessoas que realizaram compras num determinado dia? Quantos clientes que efetuaram uma compra passaram de carro por um determinado outdoor?

Aplicações de SPM relacionadas com planejamento urbano já começaram. Inicialmente esta tecnologia será focada em quatro áreas: (1) uso de infra-estrutura para deslocamento entre centro da cidade e subúrbios; (2) análise temporal do uso do espaço urbano; (3) planejamento de transporte e infra-estrutura; e (4) marketing.

Algumas questões de ordem técnica para analisar a grande quantidade informações sobre a movimentação das pessoas numa cidade precisam ser resolvidas. Será necessário desenvolver métodos e softwares especiais para esta tarefa.

A precisão na localização de uma pessoa com a tecnologia atual pode ter um erro de até 1000 metros, mas o desenvolvimento de novos métodos, associando telefonia móvel com sistemas de satélites, reduz o erro para até 50 metros. No futuro, melhorias tecnológicas vão tornar esse erro de precisão tão pequeno que será desprezível.

Mas as questões mais delicadas no uso do SPM são relacionadas à vigilância e privacidade. Esta tecnologia é a realização de um antigo sonho dos ditadores e também cientistas – um mundo onde as pessoas carregam consigo microchips e são monitoradas em qualquer lugar.

O uso dos dados de movimentação e localização das pessoas não deverá ser usado sem o consentimento delas. Entretanto, há um longo caminho para discussão relacionados a legislação, ética e aceitação social do SPM antes dele se tornar um serviço comum.

1 Comments:

  • George Orwell errou a data em apenas 20 anos!

    By Anonymous Anônimo, at 12:10 AM  

Postar um comentário

<< Home